5 atividades para crianças longe da TV

5 atividades para crianças longe da TV

1- Separar pregadores

Uma brincadeira simples para fazer com as crianças. Separar as cores é o primeiro passo para aprender o nome delas.

O que usar

  • Pregadores de várias cores diferentes
  • Potes de plástico

Como fazer

Separe um pode para cada cor. Prenda um pregador de cor diferente na boca de cada pote. As crianças vão se divertir colocando os pregadores de cada cor em seu respectivo pote. Quando terminarem, mostre a elas como prender os pregadores em volta do pote (isso pode ser difícil para algumas, mas continuem tentando, pois elas precisam fortalecer os músculos dos dedos para começar a escrever).

Depois, você pode ajudá-las a contar qual dos potes tem mais pregadores.

2- Separar grãos

Separar e formar pares são habilidades matemáticas importantes.

O que usar

Vários tipos de grãos misturados;

Caixa de ovo ou forma de gelo;

Como fazer

Misture vários tipos de grãos diferentes ou, se preferir, use uma lata de seleta de legumes. Mostre às crianças como separar os grãos em diferentes categorias, dando o exemplo, mas estimule-as a definir seus próprios critérios de separação.

As crianças podem colocar os grãos de cada categoria num buraquinho diferente da caixa de ovo. Quando terminarem de separar, converse com elas sobre o que fizeram e por quê. Veja se conseguem contar os grãos de cada monte para saber qual tem mais. Plante alguns dos grãos num vaso ou no jardim para que elas possam ver as plantinhas crescerem.

3- Caixas de aromas

Veja o quanto as crianças conseguem distinguir bem os cheiros com esta atividade divertida.

O que usar

  • Substâncias aromáticas como uma cebola, essência de baunilha, perfume, casca de limão, casca de laranja, sabonete, creme de amendoim, alfazema, chocolate, etc.;
  • Canudinhos;
  • Caixa de sapato;
  • Sacos plásticos
  • Elásticos
  • Canetinhas colloridas
  • Papel

Como fazer

Faça seis furos na tampa da caixa grandes o suficiente para encaixar os canudinhos, deixando um espaço entre eles. Ponha seis substâncias aromáticas em sacos plásticos e prenda os canudinhos nos sacos com elásticos. Coloque-as dentro da caixa e passe os canudinhos pelos furos. Pinte um pedaço pequeno de papel da cor de cada substância- por exemplo, marrom-claro para o creme de amendoim, verde para a casca de limão- para dar pistas e ajudar na discussão sobre os cheiros.

Deixe as crianças sentirem os diferentes cheiros e depois conversem sobre o que elas acham que é ou o fazem lembrar.

4- Flutua ou afunda?

As crianças aprendem melhor fazendo e vão entender para valer esses conceitos se puderem testar com objetos de verdade.

O que usar

  • Vários objetos do dia a dia que flutuem e afundem- plástico, papel, brinquedos, rolhas, penas, pregadores, bolas de pingue-pongue, uma bola de golfe, madeira, recipientes com furos, etc.
  • Uma grande bacia com água no jardim.

Como fazer

Essa é uma ótima atividade para ser feita ao ar livre num dia de sol. As crianças vão adorar ver quais objetos flutuam e quais afundam e separá-los nestas duas categorias. (Separar elementos também é uma atividade importante para a matemática.)

Veja se elas conseguem modificar algum objeto que flutua para fazer com que ele afunde e vice-versa. Estimule-as a falar sobre o que estão vendo.

As criança mais velhas que já sabem ler podem escrever sobre essa atividade e levar para a escola para contar na classe.

5- Caça às folhas

Um divertido jogo de encontrar pares que você pode fazer no seu próprio jardim e vai despertar o interesse das crianças por plantas e árvores.

O que usar

  • Folhas das plantas do seu jardim

Como fazer

Junte várias folhas de diferentes plantas do jardim e mostre  às crianças.

Em seguida, saia com elas para dar uma volta no jardim e veja se conseguem juntar cada folha com a planta de onde ela saiu. Se a sua casa não tiver jardim, façam isso num parque da sua cidade.

Depois as crianças podem tentar decalcar as folhas. Coloquem a folha sobre um papel com os feios para cima. Cubram com outro papel e, segurando bem para não sair do lugar, risquem por cima com um lápis ou giz de cera. Vocês verão claramente o formato da folha surgir no decalque, com todos os veios e o cabinho!

(Atividades retiradas do livro 501 atividades para crianças longe da TV de Di Hodges)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>