5 mitos e 5 verdades sobre amamentação

5 mitos e 5 verdades sobre amamentação

Por

Flavia Araujo Alves

Nutricionista

Especialista em Nutrição Clínica

Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Mestra em Ciências da Saúde, com ênfase em alergia alimentar pediátrica

Instagram: @nutri4kids

Olá, mamães!

No último post falamos sobre a alimentação durante a gestação e a nossa próxima preocupação, normalmente, é na amamentação.

Pensando nisso, preparei para vocês alguns mitos e verdades que escutamos por aí.

Mito 1

Determinado alimento aumenta o leite da mãe. Não há comprovação científica que algum alimento (líquido ou sólido) aumente a produção de leite. É preciso somente que a mãe não faça restrição calórica (ou seja, não é hora de fazer dieta) e que tome bastante líquidos.

Verdade 1

A produção de leite aumenta com a sucção. Quanto mais o bebê mama em você, mais leite você terá.

Mito 2

Determinado alimento causa cólicas no bebê. Não há comprovação científica que algum alimento provoque cólicas no bebê. O intestino da criança nunca havia funcionado e esse órgão está em processo de maturação. As cólicas são esperadas e comuns até o terceiro mês de vida.

Verdade 2

A digestão do leite materno é mais rápida que do leite artificial, mas isso não significa que o leite materno não sustente.

Mito 3

A mãe deve evitar consumir determinado alimento para que a criança não tenha alergia. Não há comprovação científica de que a criança não terá alergia de determinado alimento se a mãe não consumí-lo durante a amamentação.

Verdade 3

O leite materno é como uma vacina, é repleto de anticorpos que protege o bebê. Além de prevenir contra obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças.

Mito 4

Mãe que fez cesariana não consegue amamentar. O que pode acontecer é o leite demorar um pouquinho mais para “descer” se não for colocado para mamar nas primeiras horas de vida.

Verdade 4

Amamentar auxilia o útero materno a recuperar seu tamanho normal e reduz a perda de sangue após o parto, acelera o emagrecimento, reduz a chance da mãe ter câncer de mama, de endométrio e de útero e economiza tempo, trabalho e dinheiro (não é preciso comprar, esterilizar, preparar ou esquentar).

Mito 5

Crianças com alergia alimentar não podem receber leite materno. Porém, na maioria dos casos, é preciso que a mãe restrinja o alimento causador de sintomas da sua dieta.

Verdade 5

Amamentar aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê fazendo com que o mesmo se sinta amado e seguro, o que contribui para o sucesso da amamentação.

Beijos nutritivos,

Flavia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>