Chá de bebê ou chá de fralda: vale a pena fazer?

Chá de bebê X Chá de fralda

Na gravidez da Valentina fiz chá de bebê e na gravidez da Isabela fiz chá de fralda, por isso vou falar da minha experiência com os dois “eventos”. Começo dizendo que em se tratando de reunir os amigos, todos valem a pena. É um momento gostoso para trocar figurinhas e até mesmo reencontrar amigos que a correria do dia a dia não permite. Mas não é disso que quero falar, quero levantar os aspectos financeiros da questão.

Na gravidez da Valentina tive dois chás, um para a família da minha mãe e outro para a família da minha sogra. Não tive nenhum trabalho e nenhum custo, já que minha mãe e minha sogra quem organizaram. Nenhum dos dois tiveram muita “cara” de chá de bebê, comida e bebidas foram fora dos padrões de revistas. Mas eu gostei muito! Não cansei e ganhei muitos itens, tanto que não precisei de comprar nenhuma peça de roupa para a Valentina no seu primeiro ano. Achei muito válida essa experiência de dividir o chá porque consegui dar atenção para todas as pessoas e não ficou tumultuado com grupos tão divididos. Também não chamamos somente mulheres, meus amigos e os amigos do meu marido também foram convidados.

Mas para o chá de bebê valer a pena você precisa fazer uma lista bem montada com as sugestões organizadas. Para os homens pedi itens simples como kit de unhas, sabonetes, shampoos, luvas, meias. Para as mulheres pedi bodies, macacões, roupas de inverno e de calor. Isso é algo que devemos prestar bastante atenção, verifique em que estação a criança irá nascer, cuidado para não pedir roupas RN de inverno se o bebê for nascer em janeiro. Pedi roupas até o tamanho G e fui muito feliz nessa divisão. Na época também fui em uma loja especializada em roupas de bebês e fiz um acordo (muitas lojas fazem isso), eles me deram os convites e eu fiz uma cesta com minhas roupas preferidas. Além das roupas muitas pessoas também levaram fraldas. Tudo foi muito simples, mas eu me diverti bastante e não fiquei cansada!

 19220

19216

19217

19214

19215

Com a Isabela quis fazer diferente, quis deixar o chá bem característico e como já tinha muitas roupas guardadas da Valentina fiz chá de fralda. No convite solicitei minha marca preferida mas não estipulei o tipo, porque sinceramente acho que seria muita deselegância. Participei ativamente de todos os preparos, fiz o convite em forma de fralda em papel fotográfico, fiz toppers, fiz bolos, letras, enfim, tudo. Resultado: mal conseguia ficar em pé no dia do chá e fiquei uma semana de cama com muita dor nas costas depois do evento. Por isso sinceramente, acho que o chá ou deve ser feito com muita antecedência ou alguém deve fazer para a gestante. Mas principalmente, não faça depois dos sete meses! Primeiro porque você estará muito cansada e ficará muito em cima para saber o que precisa comprar. Fazer antes dos cinco meses também acho que é muito cedo e provavelmente a barriga ainda estará pequena, por isso acho ideal os 6 meses.

O chá de fraldas da Isabela foi lindo, mas não compensou financeiramente falando. Ganhei muitas fraldas que não tinham elástico e como ela tem as pernas e circunferência bem redondas as fraldas apertavam. Fora isso sempre tem pessoas que dão marcas diferentes das que você pede e minhas meninas tem uma tendência alérgica (herança de família). Outro ponto relevante que você dificilmente lerá em outros blogs, mas que eu falo mesmo é o preço. Existem pacotes de fraldas pequenos que custam 15 reais e um body custa à partir de 25 reais, um macacão custa à partir de 50! Por isso que falo que chá de fralda não compensa (mais uma vez repito, financeiramente!), a não ser que você queria escolher todas as peças do enxoval, é mais barato comprar fralda do que roupas de bebês. Essa foi a minha experiência, mas conheço muitas pessoas que foram muito felizes em seus chás de fralda!

Todas as imagens foram retiradas do site Fazendo a minha festa, lá tem muitas opções para todos os tipos de festas. Vou deixar as imagens em tamanho natural para quem quiser imprimir!

7 Varalzinho

Escrevi todas as letras do nome da Isabela e fiz um varalzinho.

rotulorosquinha de queijoplaca IsabelaMolde-Placa-Nome4mané peladoIsabeladelíciade chocolatebolo de limãobolo de laranjabolo de chocolatebolo de cenourabolinho de chuvabolachinha de doce de leitebolacha goiabinha

1926

1928

19221

19210

19211

19212

19213

Quero deixar claro que meus chás não foram festas grandiosas, primeiro porque eu não teria condição financeira para isso e depois porque eu gosto de coisas mais caseiras. Agradeço muito a presença de todos que participaram dessa fase importante da minha gravidez, de ambas as meninas. A preferência por chá de bebê e não fralda é uma preferência minha e obviamente as pessoas que me deram as fraldas não poderiam saber que minha filha seria uma bolota ou teria alergia!

Sinceramente não gosto de brincadeiras que sujam a mãe, nós já estamos muito cansadas e irritadas para isso. Por isso selecionei aqui algumas para servirem de inspiração, achei esses no site Zazou Moda Gestante:

1) A chupeta escondida:

Esconder uma chupeta em algum lugar e falar para convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.

2) Bebendo água ou outra coisa na mamadeira:

Colocar água em 3 mamadeiras e o convidado que beber tudo mais rápido seria o vencedor.

Pode ser legal fazer uma versão com cerveja para os homens e outra com refrigerante.

3) Tamanho da barriga grávida:

Passar um rolo de barbante e uma tesoura pelos convidados e falar pra eles cortarem o tamanho que achavam que a circunferência da barriga esta.

4) Quem come primeiro:

Quem comer primeiro o potinho de papinha daqueles de supermercado. Um casal, o homem dá a papinha para a mulher. Ganha quem comer tudo mais rápido.

5) Gosto da Papinha:

Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo. Faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns convidados.

6) Palavra Escondida:

Cada convidado deve receber uma fitinha para colocar no braço. A mãe deve determinar uma palavra proibida (pode ser bebê ou o nome do bebê). Durante o chá, a pessoa que disser a palavra proibida, deve dar a fitinha para a outra pessoa. No final, quem tiver mais fitinhas ganha um prêmio.

7) Batata Quente:

Esse jogo é como o da “batata quente”, uma caixa contendo um fraldão com alfinete (de bebê) com flores enfeitadas, bem exagerado, é embrulhado com muitos papeis. E ao sinal de música todos devem passar a caixa. Quando a música parar a pessoa que ficar com a caixa tira um papel. Esse jogo é bem engraçado e como os participantes são avisados sobre o conteúdo ninguém quer ficar com ele no final. Quem abrir o último embrulho da caixa deve usar a fralda pelo resto da festa. É muito animado !

8) Baby Bingo:

Pegue um pedaço de papel e divida em 9 quadrados, o quadrado do meio deve estar escrito bebê, tire xerox e dê para cada participante da festa. Dê para cada participante uma caneta. Cada um deve escrever antes da mamãe abrir os presentes em cada quadrado o que ela vai receber de presente primeiro (específico). A cada abertura de presente que coincidir com a cartela do participante ele deve colocar um x. Ganha o bingo quem encher a cartela primeiro ou se tiver difícil, pode ser combinado uma carreira. O ganhador deve gritar baby bingo. E ganha algum prêmio.

9) Adivinhar o que ganhou:

Material necessário: Apenas os presentes ganhos e ainda embalados.

Execução: Uma das mais clássicas, onde a gestante tenta adivinhar o que contém cada pacote de presente. Quando errar paga uma prenda.

10) Adivinhar quem é quem

Material necessário: Papéis e canetas.

Execução: Cada convidada escreve algo sobre si mesma. (por exemplo: Sou alegre, mas teimosa. Gosto muito de macarrão ou então, – Tenho experiência com crianças, pois já tenho filhos e adoro a cor azul). Só não pode ser muito explícita para a brincadeira não perder a graça. Cada vez que a gestante errar paga uma prenda.

11) Trocar a fralda do bebê:

Material necessário: Uma boneca / Uma fralda descartável / Talco / Pomada para assaduras / Um relógio com cronômetro / Um presente para o ganhador.

Execução: Esta brincadeira é para todas as convidadas. Faz-se uma competição para ver quem troca a fralda mais rapidamente. Tem que passar pomadinha e talco também.

Algumas sugestões de prendas a serem pagas:

– Cantar uma música
– Dançar uma música
– Contar uma piada
– Imitar um bebê
– Ter a barriga pintada
– Desfilar para as convidadas
– Fazer caretas
– Imitar um personagem de novela
– Dar mamadeira para a boneca
– Fazer a boneca dormir

12) Caneta na garrafa:

Você coloca uma caneta amarrada em um barbante comprido. Ai quando a pessoa sortear essa prenda você amarra na cintura da pessoa com a caneta pindurada na parte de trás, ai coloca a garrafa no chão e ela terá que encaixar a caneta dentro da garrafa. No caso ela vai ficando de cócoras, com as mãos no joelho e olhando por baixo da perna pra tentar ver a garrafa e a caneta. É muito engraçado.

13) Rabo de Burro ou chupeta do bebê:

Nesse caso é um desenho feito em isopor e ai se for um rabinho de burro ela tem que acertar a colocar o rabinho no lugar certo, mas isso ela está de olhos vendados.

14) Ovo:

Você pode pegar ovos e retirar o conteúdo. Faz um orfício e retira todo o conteúdo, ai você lava e depois coloca várias coisas dentro, tipo: isopor, talco, confete, bolinhas, arroz e também deixar alguns vazios. Ai você cola algo no orifício e deixa todos arrumados e numerados. Na brincadeira você pode colocar papeis que digam a numeração do ovo ou que a pessoa possa escolher, ai faça aquele suspense e coisa e tal, quando estourar vão ver que não foi tão ruim assim.

15) Chupar limão.

16) Ficar de fraldão até o final das brincadeiras.

17) Dançar Funk.

18) Recitar um verso.

19) Cantar uma música.

20) Imitar uma mulher tendo filho

21) Trocar fralda do bb e dar de mamar em 2 min.

Uma vez vi um chá que achei bem legal, as brincadeiras foram separadas em times de homens e mulheres. Foi bem divertido! É bacana também escolher uma amiga para ficar responsável para inserir as brincadeiras.

As lembrancinhas do meu chá foram muito simples, foram sapatinhos feitos de papel com balinhas e toppers com o nome da Isabela. Esse vídeo ensina a fazer:
https://www.youtube.com/watch?v=dxdxzMciJiQ

Por fim, segue uma lista de sugestão para pedir no chá de bebê, fonte Guia do bebê UOL.

Lista de presentes

Álcool (70%)
Algodão de bolinhas
Babador
Bonézinho ou chapéuzinho de tecido
Calça enxuta
Calça com pé de malha
Calça sem pé de malha
Camisa pagão de malha
Chupeta ortodôntica*
Chuquinha
Cobertor
Colcha de piquê
Cortador de unha
Cotonetes
Creme para prevenção de assaduras
Escova de cabelo para bebê
Fita crepe
Fraldas de pano
Fraldas descartáveis
Gorrinho de lã
Lençol de berço c/ fronha (2 peças)
Lençol avulso
Lenços umedecidos
Lixeirinha
Luvinha de malha
Macacão banho de sol, de malha
Macacão manga comprida
Macacão manga curta
Manta de linha
Manta de lã
Meia
Mordedor de borracha
Óleo para bebês
Pente
Pratinho para frutinha
Sabonete neutro
Saboneteira
Sapatinho de linha
Sapatinho de lã
Tesourinha de unha
Termômetro para água
Termômetro comum
Toalha de banho com capuz (de plush ou atoalhada)
Toalha de fralda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>