CineMaterna: você e o bebê juntos no cinema!

Você conhece o CineMaterna

Dias atrás fui ao cinema com a Isabela em um projeto bem legal, o CineMaterna. Postei no Instagram e fiquei surpresa ao ver que o CineMaterna era novidade para tantas pessoas!

Por isso resolvi falar sobre esse projeto tão maravilhoso. Todas essas informações você encontra na íntegra no próprio site do CineMaterna.

O CineMaterna

Em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, um dia, uma das mães relata sobre as saudades de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho.

As mães se organizam e dez delas – com seus bebês – “invadem” uma sala de cinema, em fevereiro de 2008.

O sucesso da primeira empreitada dá início a encontros semanais no cinema, seguidos de bate-papo num café, em meio à amamentação e trocas de fraldas. As mães retomam sua vida cultural e trocam experiências sobre a maternidade.

Passados alguns meses, o grupo lança a primeira sessão amigável para bebês, acolhido pela rede de cinemas, que reconhece o valor da iniciativa.

Nasce oficialmente, em agosto de 2008, o CineMaterna

O logotipo é um presente da frequentadora e mãe Nádia Lemos.

Feito à mão livre e executado por Caius Manga, o desenho remete a uma poltrona de cinema vista de costas, onde aparecem a mãe e seu bebê.

A imagem mostra o aconchego dos filhos, transmitindo amor, carinho, segurança e conforto.

Em 26 de agosto de 2008, é fundada a Associação CineMaterna

Esta empresa social, sem fins lucrativos, compromete-se com as seguintes metas:

Resgate social da puérpera (mãe de um recém-nascido) através da cultura;

Incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura;

Promoção da segurança alimentar e nutricional.

Como funciona

O CineMaterna é feito para quem?

O CineMaterna organiza sessões especiais de cinema para mães com bebês de até 18 meses. Papais e acompanhantes são sempre bem-vindos. Os filmes exibidos em geral são de temática adulta – portanto, entretenimento para mães e pais, mas em ambiente especialmente preparado para os bebês.

Onde acontece?

As sessões acontecem em diversas cidades do Brasil (clique em programação e confira a lista completa). Para participar das sessões, basta ir ao cinema no dia e hora da sessão. Não é preciso reservar lugares.

Como acontece?

Acolher com todo conforto é o compromisso do CineMaterna. Uma equipe de facilitadoras, também mães, está em todas as sessões para receber, conduzir e auxiliar mães e bebês em tudo que precisarem.

Eu fui e achei fantástico. As salas destinadas ao CineMaterna não são totalmente escuras, elas possuem uma luz ambiente para a criança não se assustar. O ar condicionado sempre tão forte nos cinemas é reduzido, assim como o volume também é adequado aos bebês. Além disso existem trocadores dentro do cinema! Mas o que mais me surpreendeu, é que na primeira fila existe um tapete EVA para que as crianças mais agitadas brinquem enquanto você assiste o filme. Você pode levar brinquedos (opte por aqueles que não fazem barulho!). Na sessão estava nos auxiliando a colaboradora Ana Paula que além de gestante e mãe de uma menininha foi muito gentil com todos. Vi que ela ajudava na hora da troca com uma lanterna as mães.

Mas o melhor é estar com pessoas na mesma situação que você. Ninguém se incomoda se o bebê chora ou se você precisa ficar com ele no corredor em pé! Afinal, estão todas no mesmo “barco”. É um local excelente para fazer novas amizades com interesses semelhantes aos seus. Algumas sessões inclusive possuem um debate logo após terminar.

A Isabela adorou! Ficou uma parte do filme em pé nas minhas pernas, uma parte mamando e a outra parte dormindo. Foi uma delícia matar a saudade de ir ao cinema e achei bom  realizar algo que foi só meu e dela. Você pode levar o carrinho para o cinema sem problemas, porque existe um espaço no cinema para “estacioná-lo”. Podemos também levar o bebê conforto é colocá-lo na cadeira se preferirmos.

Apesar de muita gente discordar eu preferi esperar um pouco mais para levar a Isabela. Fui com ela aos 7 meses, mas eu não vejo problema em ir depois dos 3 quando a criança já tomou as primeiras doses das principais vacinas. Mas como a minha opinião é estritamente materna, veja o que diz o pediatra sobre esse assunto:

Prof. Dr. Roberto Mario Silveira Issler Médico Doutor em Pediatra, Professor de Pediatria na UFRGS (RS), Consultor em Amamentação certificado pelo International Board Certified Lactation Consultant.

Com quanto tempo o bebê pode sair de casa?

O bebê pode sair de casa tão logo sua mãe se sinta segura e em condições de poder atender a criança em outros ambientes.

Não é perigoso para a saúde do bebê um ambiente fechado como o cinema?

Os cinemas selecionados pelo CineMaterna possuem certificado de revisão do seu sistema de ar condicionado. Além disso, a sala é preparada para que especialmente os bebês se sintam confortáveis, como aumento da temperatura ambiente e manutenção de luzes de baixa intensidade para ajudar as mães a dar atenção aos bebês durante a sessão, se necessário.

O som não afeta a audição de um bebê?

O som dos cinemas é diminuído de intensidade justamente para não causar desconforto para os bebês e suas mães.

O que muda no relacionamento mãe e bebê?

Acho muito importante essa oportunidade para a mãe retomar sua vida social junto com seu bebê. Além disso, o encontro que o CineMaterna proporciona após a sessão dá oportunidade para que as mães conversem, troquem experiências, conhecimentos, dúvidas, sucessos e receitas de boa convivência com seus filhos. Trocas que só acontecem de uma mãe para outra mãe! Existe cumplicidade, confiança e talvez até novas amizades – entre as mães e mesmo entre os bebês – possam acontecer futuramente.

Os filmes são escolhidos no próprio site do CineMaterna por votação, no dia que fui estava passando o filme brasileiro “A noite da Virada”, ri horrores!! Apesar de preferir filmes legendados, acredito que filmes nacionais ou dublados são mais fácil de assistir com bebês.

Por fim, quero deixar aqui meus parabéns e minha admiração pela iniciativa e pela organização de todos que participam do CineMaterna. Vocês certamente fazem a diferença na vida de muitas mães. Veja quem são:

EQUIPE CINEMATERNA

Fundadoras:

Irene Nagashima, administradora de empresas, mãe de dois meninos, por um feliz acaso tornou-se a organizadora do CineMaterna, negociando a programação e a preparação da sala, realizando enquetes semanais com as interessadas e convidando-as para um café com bate-papo após as sessões.

Taís Viana, engenheira, mãe de uma meninona, tem espírito empreendedor. Transformou este simpático grupo de mães em uma organização nacional, negociando a expansão da rede, implementando as sessões em novos shoppings, captando patrocinadores e parceiros, sonhando e planejando o futuro do CineMaterna.

E tem mais gente:

Bianca Balassiano, psicóloga, mãe de uma linda ruiva e um caçula muito aguardado, coordena as equipes do Rio.

Gláucia Colebrusco, advogada, mãe de uma menina-furacão e de um menino ogro, supervisiona as equipes no Brasil para que as sessões ocorram com tranquilidade.

Juliana Freire, mãe de uma menina comprida, cuida da logística de materiais e compras, para garantir que tudo esteja ao alcance das mãos nas sessões.

Karina Campo, turismóloga, mãe de uma pipoca e um pequeno herói, gerencia o relacionamento com os shoppings centers, que querem centros comerciais mais amigáveis às famílias.

Ligia Ximenes, jornalista, mãe de uma loirinha cacheada e uma bebezica ruiva, é responsável pela comunicação online e relacionamento com o público no meio digital.

Simone Lam, administradora, mãe de uma menina sorridente e um menino com super-poderes, é responsável por manter os patrocinadores felizes e levarmos o CineMaterna a cada vez mais mães e bebês.

Tatiana Storni, nutricionista, mãe de uma pitoquinha e barriguda de uma surpresinha, gerencia a comunicação visual dos materiais do CineMaterna, ajudando a divulgar esta experiência ao nosso público.

E mais uma grande e dedicada equipe de mães voluntárias, que cuidam de todos os detalhes nas sessões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>