Dez meses de Isabela: 2 meses para 1 ano! :O

Bebela fez dez meses!

No último sábado, dia 7 de março, minha Bebelinha completou dez meses. Mas como estive o dia todo no Instituto Integrare participando do Curso de Formação em Terapia Comportamental Cognitivo, não tive tempo para sentar e escrever.

Importante citar isso, porque é bem interessante essa questão. Passei o dia todo longe das meninas, as vi apenas na hora do almoço e no fim do dia. Isabela foi amamentada pela manhã, depois do almoço e quando cheguei. Ela ficou super bem, na hora do almoço estava de ótimo humor! Fiquei muito feliz por isso e vi que estava fazendo certo em ir atrás dos meus sonhos e objetivos. Como comentei já no Instagram, isso jamais aconteceria quando a Valentina era bebê. Mas eu sinto que eu e a Isabela temos uma relação muito mais leve e saudável e é tão engraçado, porque por mais que eu tente absorver isso tentar passar essa sensação de leveza também para a Valentina, nem sempre eu consigo.

Depois de dez meses sendo mãe de duas, posso afirmar que aprendi a me dar bem o caos. É verdade que o caos continua fazendo parte da rotina, que o sono não é como eu gostaria, que muitas vezes eu me sinto culpada com uma ou com outra; mas é verdade também que aprendi a lidar com isso tudo. Acho que isso é importante de dizer… Quando nasce o segundo filho ficamos tão perdidos, pensando quando é que vamos nos encontrar. O que ainda não sabemos, é que aprendemos a lidar com o desencontro. Algumas dias são fáceis, outros nem tanto, e tudo bem, você aprende a viver assim. Tanto que até ando cogitando ter outro filho. (OI?!) Pois é, vai entender!

irmãs 2

Se tem uma coisa que posso dizer nesses dez meses, é que devemos abandonar a inflexibilidade. Muita coisa foi mudada nesse tempo, e por vezes mudei e voltei atrás! Como no caso do local que a Isabela dorme. Inicialmente eu dormia com a Isabela no meu quarto e o Alexandre dormia com a Valentina no quarto dela, mas percebi que a Valentina foi ficando muito ressentida com a situação. Então, comecei a dormir com elas, a Valentina na cama e a Isabela no berço e eu com um colchão no quarto. Não deu certo, eu não conseguia dormir porque a Valentina acordava a irmã que queria mamar, uma dormi e a outra acordava. Voltei então para o meu quarto e deixei a Isabela lá… mais uma vez, ninguém dormia. Atualmente desmontamos o berço, a Isabela dorme no colchão e a Valentina também no colchão ao lado dela. E eu? Eu (não) durmo no meio. E assim vamos levando! É o melhor jeito? Para nós no momento sim. Como seguir um dia inteiro sem ninguém dormir? Como o Alexandre poderia trabalhar no outro dia sem dormir? Essas coisas as pessoas não perguntam, só ficam fazendo acusações do tipo: “Ah, seu marido vai dormir sozinho: Isso é perigoso ein…” Sempre com aquele olhar reprovador. Eu não ligo, mas sei que muitas mães se incomodam com esses questionamentos. Para essas mulheres eu digo apenas: não existe jeito certo. Não aceite receitas prontas, o que funciona em uma família pode não funcionar em outra por isso encontre o jeito certo na sua casa.

Sono

Quando vejo o desenvolvimento da Isabela dos primeiros meses, parece que tudo se encaminhava para que ela fosse dormir a noite toda rapidamente. Mas isso não aconteceu. Em algumas noites ela acorda pelo menos duas vezes, em outras, como na noite passada 4. Não vou mentir, me sinto bem frustrada em relação a isso. Se tenho duas filhas que não dormem bem, o que posso pensar?! Devo estar fazendo algo muito errado. Mas isso é assunto para outro post… por hora, não, ela não dorme a noite toda. No dia que minhas duas filhas dormirem uma noite toda eu farei uma festa, pode ter certeza disso.

 Alimentação

Finalmente Isabela está comendo melhor. Com dez meses ela não come aquelaaaa pratada, mas come o suficiente para ficar satisfeita. Começa abrindo a boquinha, bem satisfeita, depois de no máximo dez colherinhas já começa a bater mão na colher e muita comida voa para todo o lado. A textura já está mais grossinha e agora só amasso com garfo, porque até pouco tempo não aceitava nada que não estivesse em uma consistência bem pastosa. Fazemos BLW às vezes, mas a base de sua alimentação é sem dúvida por meio de papas. Ela brinca, se diverte com a comida e eu acho isso muito importante, mas ela não se alimenta o suficiente. Estou tentando reduzir as mamadas para ver se ela se alimenta melhor. Esse mês minha ideia é diminuir para três vezes e o mês que vem para duas.

Desenvolvimento

Esse mês Isabela tem me deixado de cabelo em pé! Escala, entra nos menores buracos e não para um segundo.

Isabela escalando

Fica em pé sozinha por alguns segundos, mas não parece se interessar por isso já que chega facilmente no seu engatinhado a 100km por hora. Já percebo algumas comparações (porque a Valentina andou com 9 meses) e isso me irrita bastante. Não tenho a menor pressa que ela ande e sei que isso acontecerá quando ela estiver pronta. Ainda quero entender porque as pessoas tem tanta pressa das crianças se desenvolverem! Já passa tão rápido para acelerar!

Continua sorridente, mas demonstra que não é calminha como parecia! Sabe reivindicar bem o que quer!

10 meses

Fala: mamã, papá, óó (vovó), babá (valentina), nam (não).

Balança a cabeça falando não, bate palma com muita destreza e alegria ao escutar músicas conhecidas, dança com muita animação, chama com as mãozinhas, faz tchau e manda beijo. Balança as mãos no alto, aponta, faz bichinho, imita sons como AAAA. É uma fase deliciosa essa! Mas queria muito frisar que não a estimulei a fazer nada. Ela faz simplesmente por imitação, nunca segurei as mãos, a coloquei em pé ou algo assim. Acredito que o fato dela ter uma irmã mais velha influencia bastante em seu desenvolvimento, mas não tive nenhuma pressa para Isabela nascer e também não tenho para que ela cresça. Como disse anteriormente, essa pressa precisa ser revista. Como também precisa ser revisto as comparações entre crianças. As mães precisam aprender a escutar outra mães falar do seu bebê sem sentir a necessidade de já finalizar a frase com um feito melhor do filho. Isso é muito desgastante, tanto na vida real quando no mundo virtual.

10 meses 1bichinho Isabela

Isabela e Valentina

Não é segredo que Isabela tem uma admiração especial pela irmã, do mesmo modo todos sabem do carinho que Valentina tem com a Isabela. É algo que vale a pena parar e observar. Vê-las juntas sempre me emociona! Elas agora já ficam na barraca por bastante tempo (5 minutos), Valentina conversa com ela como quem está conversando com uma boneca. Sabe que ela não responde, mas conversa assim mesmo. Isabela acorda e grita: Babá!! Esses dias Valentina respondeu, não é Babá é VA-LEN-TI-NA. hahah Mas agora já entende que ela não consegue falar e responde com o Babá mesmo. Com dez meses já não tenho tanta preocupação que Valentina machuque Isabela, minhas preocupações são outras… Valentina acha que Isabela já cresceu muito e quer dar comida e brinquedos para ela, mas nada que me tiro o sono. Tem sido dias mais calmos (diferentes das noites). Sabe, tô curtindo ser mãe de duas! De verdade. Já não sinto medo de sair com elas e conseguimos passar bons momentos a três. Tudo vai mesmo se ajeitando!

irmãs

Peso e estatura

Não falo sobre isso, sempre tem muitas pessoas perguntando. Algumas de forma carinhosa, outras nem tanto. O fato é que Isabela sempre foi grande para idade gestacional, e depois grande também para os padrões. Ela ainda é amamentando no peito e não come nada que não seja saudável. Por isso me recuso a ficar neurótica com isso ou deixar que ela seja padrão para o bem ou para o mal. É minha Bebela Bolinha, e se estivesse algo errado com a saúde dela certamente eu não deixaria passar.

dez meses 4

E eu?

Eu estou bem, apesar de cansada. Mas é assim que deve ser a vida, devemos viver apesar de… Estou muito feliz por ter voltado a estudar! Retomei meu processo de habilitação e acho que dessa vez sai! 😀 Não ando muito satisfeita com a minha imagem, mas isso vai ser mudado em breve! Não encontro uma cor que acho que fique bem em mim, minhas roupas não caem bem, as unhas sempre por fazer me incomodam bastante. Talvez isso seja encarado como futilidade, mas essas coisas fazem diferença pra mim. Academia eu já descartei por enquanto já que o pouco tempo livre que tenho está sendo usado na habilitação e no curso do Instituto Integrare. Mas eu gostaria muito de estar com a pele, cabelo e unhas em dia! Mas não dá pra ter tudo sempre… um dia de cada vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>