Energia elétrica: 10 dicas que farão diferença no orçamento

Como economizar energia elétrica?

Quem está atento às notícias, ou até mesmo à sua conta de luz viu que ela aumentou. E a previsão é de que a conta da energia elétrica aumente ainda mais variando de distribuidora para distribuidora. O relatório de inflação previa alta de 17%, mas segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as contas de energia elétrica devem subir, em média, 40%, em 2015. É de assustar qualquer família!

Bandeiras Tarifárias

tarifas de energia

Para quem ainda não sabe, foi instalado no Brasil um regime tarifário regido por bandeiras. E como funciona esse regime? Segundo o site G1, funciona de forma semelhante a um semáforo de trânsito, de maneira a sinalizar o custo da energia para os consumidores. E com exceção dos estados do Amazonas, Amapá e Roraima todos os estados seguirão esse regime. Levando em consideração que nossa energia advém predominantemente de usinas hidrelétricas (65%), o sistema funciona de acordo com a demanda, por isso minha gente, oremos e contratemos algum índio para que ele faça a dança da chuva. Alguém conhece algum disponível para o trabalho?

Como saber qual é a bandeira vigente?

No site da ANEEL, é possível localizar qual é a bandeira do mês, bem como as datas das divulgações das próximas bandeiras, veja:
TABELA TARIFÁRIA MARÇO

calendário bandeirasComo podem ver, em março todas as regiões que estão seguindo o sistema tarifário de bandeiras estão com a bandeira vermelha. Por esse motivo, se você não quer levar um susto no final do mês e ver todo o orçamento ser comprometido agora é a hora de economizar energia elétrica. Veja bem, se você gastar o mesmo que gastou nos outros meses a conta virá mais cara, portanto é hora de economizar.

Como economizar energia elétrica?

O próprio site da Aneel possui uma cartilha com dicas para evitar o desperdício e é embasado nela  e em outras pesquisas que organizarei aqui dicas para usar a energia elétrica com inteligência. São dicas simples mas que se forem seguidas à risca certamente farão diferença no final do mês.

  1. Durante o dia ilumine sua casa com a luz natural, evite acender a luz mesmo que por poucos minutos. Abra a janela!
  2. Não se esqueça de apagar a luz quando sair de um ambiente.
  3. Lâmpadas fluorescentes compactas são mais econômicas onde as luzes ficam acesas por mais tempo.
  4. Pinte as paredes internas e o teto com cores claras, pois elas refletem melhor a luz e reduzem a necessidade de iluminação artificial.
  5. Não demore no chuveiro e desligue a torneira enquanto ensaboa.
  6. Não reaproveite um resistência queimada. Além de ser perigosa essa prática eleva o consumo de energia elétrica.
  7. Evite deixar a geladeira aberta. Retire de uma só vez todos os alimentos que for usar.
  8. Mantenha em boas condições a borracha de vedação da porta da geladeira.
  9. Não guarde alimentos quentes na geladeira.
  10. Não forre as prateleiras da geladeira, isso consome mais energia elétrica.
  11. Prefira eletrodomésticos com o selo do Procel ou com a etiqueta A do Inmetro. Eles indicam quais são os produtos que mais economizam energia elétrica.
  12. Ao usar a lavadora de roupas, aproveite para utilizar o máximo de peças possíveis.
  13. Utilize a quantidade correta de sabão na lavadora de roupas, assim você não precisa economizar mais vezes.
  14. Ao ligar o ferro, tente passar o máximo de roupas possível. Ele consome muita energia elétrica quando é ligado.
  15. Ao passar as roupas, utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Assim você economiza energia elétrica.
  16. Não durma com a televisão ligada.
  17. A luz colorida acesa em aparelhos como o ar condicionado e a televisão em modo stand by indicam que o aparelho está consumindo energia. Retire da tomada. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.
  18. Ligar vários aparelhos na mesma tomada é perigoso e desperdiça energia.
  19. Evite usar aparelhos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite de segunda a sexta-feira.
  20. Retire da tomada o carregador de celular depois que o celular estiver carregado.
  21. Não coloque o fogão e a geladeira próximos um do outro, eles podem interferir no consumo de energia. Do mesmo modo, evite coloca a geladeiras em locais em que o sol incide.

O site da Ufscar também informa a quantidade de energia que os aparelhos em média utilizam:

consumo dos aparelhosVale lembrar que economizando energia elétrica indiretamente também estamos economizando água. Esse é um legado que precisamos ensinar aos nossos filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>