Erro na sexagem fetal

Erro na sexagem fetal

Com dez semanas realizei um exame de sexagem fetal porque queria começar a fazer o enxoval logo e não queria criar expectativas em mim e nos familiares desnecessárias. Quem já tem dois filhos do mesmo sexo sabe de todas as frases que escuta… O resultado saiu depois de dez dias: MENINO! Confesso que no início achei estranho, pensei como eu toda mulherzinha vou conseguir ser mãe de um menino? Acontece que me acostumei, e depois comecei a gostar muito da ideia. Ia ser muito bacana ter um menininho na minha vida! Imaginei uma casa cheia de bolas, carrinhos… ia ser muito legal ter um pouco de azul em minha vida cor de rosa. Viveria outra experiência e me senti muito plena. Era como se eu agora fosse viver todas as experiências da vida. Além do mais dizem por aí que menino é muito apegado à mãe e que costuma parecer fisicamente conosco… Acho que por isso fiz uma imagem mental de um molequinho branquinho dos olhos claros: meu Arthur. Imaginei levando-o para escolinha de futebol, imaginei uma festinha de carros, uma coleção de dinossauros e todos os outros estereótipos que inevitavelmente imaginamos quando pensamos em um menino.

O exame de sexagem fetal referente ao sexo masculino é muito confiável. Isso porque não existe outra condição para circular um cromossomo Y na corrente sanguínea de uma mulher. O que pode acontecer é troca ou contaminação do exame. É óbvio que nunca imaginamos que isso poderá acontecer conosco. Por esse motivo, doei todas as roupas de menina e começamos a fazer o enxoval de menino. Eu não tinha nenhuma dúvida de que estava esperando um menino. Minha irmã organizou um chá de revelação, chamamos nossos familiares e amigos e inclusive transmitimos ao vivo. Ingenuamente comecei a identificar diferenças de uma gravidez para outra e as demais pessoas conseguiam ver uma barriga diferente de todas as outras gravidezes.

Com 24 semanas em uma quarta-feira fizemos a ultrassonografia morfológica e estava tudo certo graças a Deus! Falei só por falar que fizemos a sexagem fetal e se por acaso o médico não poderia confirmar o sexo. Ele respondeu que sim, mas que a sexagem fetal para menino não erra, mas que ele olharia sim. Assim que ele começou a procurar, percebemos uma tensão em seu semblante. Ele mexia o aparelho de um lado para o outro e eu comecei inclusive a segurar o ar com medo de atrapalhar o exame. Ele me disse, “olha, eu não estou visualizando os órgão sexuais do bebê. Mas como você fez a sexagem, é possível que seja a posição que não está ajudando. Volte na sexta que refazemos com calma.” Fui ao laboratório e expliquei o que havia acontecido, a biomédica responsável me passou muita segurança e afirmou que confiava no teste e solicitou que eu refizesse a ultrassonografia. Caso necessário, eu voltava lá. Entre quarta e sexta-feira muitas coisas passaram na minha cabeça. Foi um tormento! Não me preocupava em ser uma menina, mas fiquei com muito medo de ambiguidade sexual. E se meu menino tivesse alguma anomalia em seu órgão? E se meu bebê tivesse alguma anomalia genética? E se? E se? Fé e sabedoria foi o que comecei a pedir a Deus. Eu terei os filhos que Deus enviou para mim, eu repetia em oração.

Na sexta-feira mais uma vez o médico disse que não conseguia visualizar e que nessas condições ele falaria menina mas que devido ao exame ele estava receoso de afirmar com segurança essa informação. Chamou então uma colega para avaliar e dar o seu parecer. A médica pediu para que eu virasse de lado e logo já afirmou, É UMA MENINA. Não tem erro. Eu perguntei se havia a chance de ambiguidade, se ela via algo diferente ou incomum. Ela afirmou categoricamente que não, a estrutura genital estava bem delimitada e que ela não tinha nenhuma dúvida de que se tratava de uma menina.

Um milhão de coisas se passaram na minha cabeça. Mas fui racional e fomos ao laboratório já com o laudo da ultrassonografia afirmando que se tratava de uma menina. A bioquímica disse que me forneceriam uma “cortesia” para refazer o exame. Chega a ser uma piada… para quem não sabe, em Uberlândia o exame não é barato e não é coberto por plano de saúde. Pois bem, só pude refazer o exame na segunda-feira e informaram que o tempo máximo para que o mesmo ficasse pronto seria de dez dias úteis, mas que poderia ficar pronto antes. Esse poderia foi o suficiente para me fazer entrar no site do laboratório várias vezes por dia.

Marquei uma outra ultrassonografia, dessa vez em uma clínica diferente e sem falar nenhuma das informações anteriores. Disse apenas que não havíamos conseguido visualizar o órgão sexual. Não disse nada porque queria uma opinião neutra. Assim que começou o exame a médica afirmou que era menina sem pestanejar. Estava muito claro que era uma menina, eu mesma visualizei com clareza aquela imagem que há havia visto outras duas vezes.

Hoje (15/01), pela manhã entrei em contato com a biomédica e pedi para que ela visse se o exame já estava com resultado. Pensei que talvez eles não haviam colocado o resultado no site ainda, mas que ele já estaria pronto. Ela disse que assim que possível iria ver e entrava em contato comigo novamente.

Uma outra profissional me ligou algumas horas depois dizendo que sim, o exame estava pronto. Coração na boca, escutei me esforçando de todas as maneiras para ser educada e não pedir para acelerar os preâmbulos e todas as desculpas. Sim, o exame estava errado. Esse novo exame havia constatado que eu estava grávida de uma menina. Respirei calmamente… em primeiro lugar o que senti foi alívio e gratidão por estar gerando uma criança saudável. Graças a Deus estava tudo bem!

E o que senti depois? Eu não sei se alguma de vocês que estão lendo passaram por isso, mas é algo inenarrável. A minha sensação é de como se eu tivesse perdido o Arthur. Eu perdi um menino que na verdade só existiu no meu mundo imaginário… sempre foi uma menininha. Por outro lado, que sentimento ruim por ter chamado e imaginado minha filha com um nome masculino e por ter ficado chateada com a mudança do resultado. Essa criança será muito bem vinda, claro… não fiquei triste em nenhum momento por sua chegada. Mas seria mentira dizer que não estou triste por ter que me despedir do Arthur. Certamente com o tempo vou me vincular a essa princesinha que está em minha barriga, mas me peguei várias vezes me referindo a ela como Arthur. É um misto de sentimentos difícil de lidar e incompreendido pela maioria. Tente não julgar.

Como já contei aqui, foi a Valentina quem escolheu o nome do Arthur. Então, seria imprescindível que ela fosse uma das primeiras pessoas a saber. Contei para ela com toda alegria e delicadeza possível que o médico havia se enganado e que na verdade quem estava na barriga da mamãe era uma bebezinha linda que seria amiga dela assim como a Isabela é. Ela pareceu um pouco confusa no início mas felizmente aceitou muito, muito bem. As crianças são realmente muito mais simples do que nós. A Isabela não consegue entender ainda e olha para minha barriga e diz “tuthur mamãe”? Mas sei que rapidamente ela irá se adaptar. Meu marido é uma fortaleza e percebo que para ele foi tudo muito tranquilo, talvez nós mãe é que criamos um imaginário antes do filho nascer. Certamente pais são mais concretos e vivem muito mais do que criam histórias prévias.

O nome da princesinha será Sophia! Eu sempre quis ter uma filha que se chamasse Sophia. Quando tinha por volta de 13 anos li o livro “O mundo de Sofia” e depois disso afirmava que teria uma filha com esse nome. Valentina chamaria Sophia, mas por ter nascido uma criança na família a pouco tempo com o nome Sophia resolvemos escolher outro nome. Mas diante dos acontecimentos, acredito que Sophia deveria fazer parte da minha vida de uma forma muito especial. Sophia diferente da Isabela não será uma brechozinha das irmãs… haha e usará tudo novinho, já que agora recomeçaremos o enxoval do zero.

Sophia, minha filhinha… sua mãe está um pouco desajustada no momento. Mas tenha certeza de que você será muito bem recebida e amada por todos nós. Ainda iremos rir muito desse episódio! Almas não possuem sexo, e certamente nossas almas se encontraram por um motivo. Eu poderia te chamar de qualquer nome, ainda assim você seria você e eu te amaria com qualquer sexo. Seja bem vinda a nossa família!

 

36 thoughts on “Erro na sexagem fetal

  1. Giselle

    Mel me emocionei muito com sua história. Nossa imagino o misto de confusão em sua cabeça. Eu passei por algo parecido na primeira gravidez, mas não foi um erro médico, eu queria muito uma menina, muito mesmo, mas veio o Daniel, confesso que quando o médico me falou eu fiquei muito decepcionada e depois com muita raiva de mim mesma por não tá feliz que meu filho estava bem, graças a Deus passou. Hoje o Daniel é meu melhor amigo, companheiro e muito amoroso e eu já tenho uma menina também.beijos

  2. Suzanna Rocha

    Nossa Mel, nunca passei por uma situação dessas. Mas conceito imaginar clamaramente o misto de sentimentos que você deve estar sentindo. Mas você está certissima, você foi escolhida para ser mãe da Sophia por um motivo mto maior! Que ela chegue trazendo ainda mais luz e alegrias para essa família linda!!

  3. ana maria

    Mel que loucura!!!!😱😱😱😱 mas estou feliz vai vir com muita saude seja bem vinda sophia.

  4. Suzana Bittar

    Parabéns família linda!!! Uma princesa para o quarteto!! Com certeza será amada por todos!! Quem sabe o Arthur esteja lá de cima olhando ansioso para vir tb de.um jeito ou de outro!! Me emociono com seus posts

  5. Nilsa de Oliveira

    Também passei por algo parecido. Mas o erro aconteceu no morfológico. Me preparei para receber a Mariana, mas com 37 semanas descobri que era o Daniel. Vivi intensamente o luto, a perda de Mariana, que, assim como você disse, existiu só no meu imaginário. Hoje estou aqui te escrevendo este comentário com o meu pequeno Daniel, de 5 meses, mamando. Já não me imagino sem meu menino amado. Estou muito grata e feliz. Às vezes me lembro da Mariana, porque ela tinha rosto, sonhei com ela várias vezes, mas estou bem, estou em paz, e se Deus me mandar uma princesa, será muito bem recebida e amada também. Beijos para você!

  6. Deise

    Deus te traga paz, tranquilidade e que a cada dia vc consiga se conectar mais a princesa Sophia (nome que escolhi para minha sobrinha).

  7. Leana

    Lindo texto Mel, emociontante. Mas você fará o que a respeito do laboratório? Pelos prejuízos que teve inclusive emocionalmente.
    Muita saúde para a princesa Sophia.
    Beijos que Deus a abencoe

  8. Andressa anjos

    Boa noite! Muito emocionante a sua história, todos dizem que é 100% de certeza o resultado da sexagem fetal. Estou gestante e estou pesando em fazer o exame, qual foi o laboratório que vc fez?abracos fica com Deus

  9. Maria Aparecida de Lima Silva

    Primeiramente parabéns pela nova membra da família e parabéns pela sua resiliência com a situação ímpar. Linda história, com certeza vai render muitas risadas no futuro.

    Um abraço, sua família é simplesmente maravilhosa..Admiro muito

    Bjos
    Maria

  10. Nathalia Felix Rodrigues

    Não sou mãe…ainda e não sei se vou ser um dia. É um desejo grande da minha parte mas não dá parte do meu companheiro sou comissária o que dificulta muito também, enfim o que queria te dizer é que mesmo não sendo mãe fiquei extramemente tocada com seu relato. Acredite também imaginei o rosto do Arthur até o momento que você conta da confirmação do exame. Vi quando você postou no Instagram sobre estar esperando um menino, vibrei com vocês. Fico feliz em saber que todos os momentos sua fé falou mais alto! Não se preocupa com os desajustes, diz meu pai que:” mãe erra, tentando acertar!” Logo você está perdoada, acredito. Parabéns pela Sofia, sabedoria em pessoinha já nasce sabendo compreender e lidar com conflitos! Uma guerrerinha essa flor!❤️👸🏻

  11. aline

    Oie Mel,boa tarde! Linda mensagem! Aconteceu algo parecido há 14 anos! Fiz uma ultrassonografia com 3 meses e deu menino,meu marido ficou emocionado,preparamos o chá de bb,o nome já tinha sido escolhido…Lucas! Quando completei 7 meses fiz outra e o médico com toda certeza me garantiu que era menina,e era mesmo…minha Camilly!!! Depois de dois anos veio a Maria Luiza,e hoje estou grávida novamente,com.32 semanas e a médica m afirmou com.19 semanas que é um menino,meu Lucas!!!!

  12. Andressa

    Lindo texto! o laboratório lhe informou que estava errado? não teve uma explicação melhor?
    saúde a todos

  13. Vanessa

    Estou tensa …. Muito tensa….

    Fi o exame de saxagem e deu Menino … como eu ia viajar aos eua, claro comprei o enxoval o mais masculino possivel….

    Então com 15 semanas a medica disse que se fosse palpitar diria que teremos outra menina!!! Nao que seja uma má noticia… sei que o exame não é 100% … Mas…. estou aguardando desfecho da nossa historia

    • Oiii é como foi flor ??? Menina ou Menino ????

    • Gabriela

      Olá Vanessa qual foi desfecho de sua história) se puder me contar me ajudaria muito. Estou passando por situação idêntica.
      Obrigada

  14. Lucia

    Fiz a sexagem fetal com 9 semanas e agora que li seu relato estou em pânico só d pensar q o resultado masculino pode não ser verdadeiro. Já contei p todo mundo e assim como vc ficaria muito mal por passar por algo assim
    Estou com medo é triste agora

  15. Viviany Raquel

    Já descobriu o porquê do erro do resultado? Ouvi falar que transfusão de sangue e outras coisas pode influenciar no erro. Saúde para suas princesas, bjs!!!

    • Denise Silva

      Gostaria de saber se vc fez alguma transfusão de sangue ou algum procedimento médico? transplante? Pq dizem que só assim pra dar erro… pf me responda… estou no mesmo dilema. Parabéns pela princesa.

  16. Ana

    Fiz o exame de secagem fetal tb aqui em Uberlândia. Agora estou com medo!!!!! Qual clinica vc fez???? Fiz no Ipac me ajude por favor 😁😁😁😳😳

  17. GLÁUCIA COSTA

    Ai gente, acabei de fazer este exame, achei que estava fazendo a coisa certa. Depois de ler tudo e os comentários eu nem sei o que pensar, na verdade fiquei insegura.

  18. Helena Cruz

    Estou passando por isso agora. Obrigada por compartilhar, pelo menos pude ver que não é tão absurso os sentimentos que estou sentindo.

  19. Que lindo seu relato… fiz sexagem fetal com 12 semanas e deu menina, e agora fiquei aflita :/ daqui a três semanas farei a morfológica.

    • synthia

      e ai o resultado foi realmente menina?fiz o sexsagem e deu menina,agora fiquei com medo de ser menino

  20. Que lindo seu relato… fiz sexagem fetal com 12 semanas e deu menina, e agora fiquei aflita :/ daqui a três semanas farei a morfológica. Tô ansiosa agora

  21. juliana

    aconteceu o mesmo comigo hoje. rs estou em choque ainda e tb estou com a mesma sensação. “perdi meu arthur”. não estou triste de ser menina, claro que não. mas já tinha criado muita coisa na minha cabeça pro meu filho. mt estranho isso.

  22. marilia

    Helena você fez a sexagem e deu erro foi? Como foi isso? Fiz e deu menino agora estou com medo, rs!

  23. Vera

    Fiz o exame e deu menino… queria muito uma menina e o meu marido também. Ele esta na esperança que o exame tenha dado errado… (confesso que também gostava que desse errado). Já temos o nosso herói lindo que nasceu de 30semanas. Queria que o meu mundo virasse cor de rosa!

    • Amanda

      Oiii e e menino mesmo to na mesma que vc !!!

  24. Ana amelia

    fiz o exame sexagem fetal com 7 semanas e 5 dias o resultado foi menina sera que tem possibilidade de erro? ja sou mae de 2 meninas

  25. LUANA

    Qual laboratório vc fez o exame? Vou fazer o meu e fiquei bem preocupada com seu relato!!!!

  26. CAMILA

    Nossa, imagino a sua cabeça!
    Eu fiz o exame da sexagem e deu menino, confesso que queria muito uma menina e acabei ficando triste. Estou me sentindo péssima por estar triste, é muito ruim isso! Um misto de sentimentos, queria me sentir realizada cm a vinda do Pedro.. estou feliz e triste ao msm tempo! Como isso é possível?

  27. Fabiana Olivieri

    Seu depoimento foi muito importante para mim. Estava me sentindo muito mal.
    Fiz sexagem fetal com 8 semanas e 5 dias. Estava muito ansiosa pois ja tenho dois meninos Matheus de 6 e Davi de 3 e à algum tempo o mais velho vem pedindo à Deus uma irmã…Até escolheu nome! Emanuele Maria …era muita expectativa,entao eu e meu esposo tomamos a decisão de tentar dar a oportunidade a ele da tão sonhada irmã . E tambémum sonho nosso ter uma menina! Primeiro mês engravidei e a ansiedade tomou conta! Queria contar a novidadea ele mas como ele só falava na irmã fiquei com medo de frusta-lo. Nós tbm estávamos muito esperançosos …é uma certeza que me corroia.
    Enfim saiu o resultado vi na Internet e não tive coragemde abrir …fui ao laboratório e peguei pessoalmente pra abrir com meu marido mas entrandono carro o papel abriu pq ficou um pouco folgado e vi o …Y ! Não tive dúvidas abri e estava feto sexo masculino. Fiquei muito surpresa e não sei como explicar não estava acreditando. Não estou meu marido não está! Não é tristeza …Nãosei explicaroq é …éuma sensação horrível de ter alimentado expectativa em nós e no meu filho tbm. Meu Deus esses dias nãoseide mais nada! Falo pra Deus que estoume sentindo muito mal por não acreditar e ter essa dúvida. Seu depoimentome fez sentir melhor pq sei que não é maldade do meu coração e sim um sonho muito grande que eu tinha e a vontadede dar essa alegriaa ele da tão sonhada irmã. Ele ainda não sabe da gravidez queria sabero sexo pra preparar ele mas na verdadenem nós estávamos preparados. Daquiv3 semanas tenho ultra tn vamos ver se confirmo. Como todos dizem é difícil errae pra menino …mas …só esperar mesmo! Desculpeo desabafo! Precisava compartilhar com alguém!

    • Oi Fabiana! Estou na torcida para que seu coração já esteja mais calmo. Grande Beijo e abraço fraterno!

  28. Thais Pinto

    Mel, boa tarde!
    Gostaria de saber se vc já fez alguma transfusão de sangue ou transplante? pois é nesses casos que pode dar errado o exame de sexagem fetal.
    A minha pergunta é pq fiz o exame com 8 semanas e deu menino,mas como já tenho dois meninos gostaria muito de ter uma menina…mas seja o que Deus quiser e que venha com muita saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>