Filmes para o fim de semana: 11 dicas para você!

Filmes para o fim de semana

Fim de semana chegou e começa a dúvida sobre o que fazer. O tempo por aqui está fechado e está chovendo todos os dias, por isso precisamos pensar em atividades para fazer em casa. Uma excelente opção são os filmes! Felizmente agora não ficamos somente nos musicais, também conseguimos assistir filmes com as crianças, especialmente com a Valentina. Se você tem filhos e não gosta de animação, vou te dar um conselho: aprenda a gostar! 😀 A Valentina nem sempre consegue ficar parada assistindo os filmes, então o que fazemos é colocar uma mesinha na sala com massinha, papel e caneta, assim ela assiste e também fica entretida com outras atividades e nós conseguimos descansar um pouco também.

Então vamos às dicas:

1 – As Aventuras de Peabody & Sherman

Filme Peabody
Sr. Peabody (Ty Burrell) é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman (Max Charles) os fatos históricos estando presentes nele. Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola. Lá ele se torna alvo de provocações de Penny (Ariel Winter), com quem acaba brigando no pátio. Temendo perder a guarda do garoto, Peabody organiza um jantar em sua casa com Penny e seus pais. Só que mais uma vez a garota provoca Sherman, que acaba descumprindo a orientação do pai adotivo e lhe mostra a máquina do tempo. Não demora muito para que ambos viagem pelo tempo, causando diversos problemas.

→ É divertido, engraçado e com um enredo muito interessante. A típica viagem do tempo apesar de não ser inovadora sempre encanta nós os mortais que vivemos no presente (ou ao menos deveríamos). É praticamente uma aula de história para as crianças, incentiva principalmente as crianças maiores a aprofundarem seus conhecimentos. Da Vinci, Mona lisa, Einstein, entre outros.  Ele também com muita sutileza ensina o respeito aos sentimentos dos outros. Aborda assuntos como adoção, relacionamento pais e filhos e bullying.

2 – Up – Altas aventuras

Filme UP

Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

→ As imagens são maravilhosas, os diálogos interessantes e só a história de amor entre o Seu Fredricksen e Ellie são de emocionar qualquer um. A história obviamente é fora dos contextos reais, mas mostra a realidade dentro de cada um de nós. Mostra o encontro de gerações, mostrando como sempre podemos aprender com pessoas diferente de nós. É um filme que nos toca, nos mostra que o inesperado é o que traz beleza à vida.

3 – Carros

Carros

Relâmpago McQueen (Owen Wilson) é um carro de corridas ambicioso, que já em sua 1ª temporada na Copa Pistão torna-se um astro. Ele sonha em se tornar o 1º estreante a vencer o campeonato, o que possibilitaria que assinasse um patrocínio com a cobiçada Dinoco. A fama faz com que Relâmpago acredite que não precisa da ajuda de ninguém, sendo uma “equipe de um carro só”. Esta arrogância lhe custa caro na última corrida da temporada, fazendo com que seus dois pneus traseiros estourem na última volta da corrida. O problema permite que seus dois principais adversários, o ídolo Rei (Richard Petty) e o traiçoeiro Chicks (Michael Keaton), cruzem a linha de chegada juntamente com ele, o que faz com que uma corrida de desempate seja agendada na California. Relâmpago é então levado para o local de corrida por Mack (John Ratzenberger), um caminhão que faz parte de sua equipe. Ele quer chegar ao local antes de seus competidores e, por causa disto, insiste que Mack viage sem interrupções. Mack termina dormindo em pleno trânsito, o que faz com que a caçamba se abra e Relâmpago, que também estava dormindo, seja largado em plena estrada. Ao acordar Relâmpago tenta encontrar Mack a todo custo, mas não tem sucesso. Em seu desespero ele chega à pequena Radiator Springs, uma cidade do interior que tem pouquíssimo movimento e que jamais ouviu falar de Relâmpago ou até mesmo da Copa Pistão. Porém, por ter destruído a principal rua da cidade, Relâmpago é condenado a reasfaltá-la. Obrigado a permanecer na cidade contra a sua vontade, aos poucos ele conhece os habitantes locais e começa a se afeiçoar por eles.

→ Carros é muito mais do que um filmes sobre automóveis, como muitos podem  acreditar.  O filme mostra como a soma das formas faz a diferença. Vemos claramente que um corredor que é considerado mediano pode chegar a índices maiores do que um corredor dito excelente porque ele faz diferença na equipe, ensina portanto a humildade e o trabalho em equipe. O único problema é que o filme possui algumas citações que as crianças não entenderão, mas os adultos sim. Mas nós sabemos que isso não fará a menor diferença para elas! Filme excelente para toda a família.

4 – Os croods

os Croods

Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

→ Croods é um filme muito divertido com uma realidade que apesar de ser pré-histórica é atual em todas as famílias. Esse é o ponto importante, Croods diz algo como: família é sempre família. A dinâmica entre pai e filha, o medo do novo e o fato de que algo de fora pode nos fazer acordar são aspectos interessantes que vão entreter toda a família. Eu só acho que a pré-história poderia ter sido mais aproveitada, mas o filme não perde a sua graça por isso.

5 – A origem dos guardiões

A-Origem-dos-Guardioes

As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.

→ Sabemos que as lendas infantis ensinam algo para as crianças, e eu particularmente acho importante que elas vivenciem essa época de fantasias; afinal, elas terão tempo suficiente para viver fora dela. O filme nos leva a essa inocência infantil e uma luta entre o bem e o mal com um enredo muito bom.

6 – Como treinar o seu dragão

como treinar o seu dragão

Na ilha de Berk, os vikings dedicam a vida a combater e matar dragões. Soluço (Jay Baruchel), filho do chefe Stoico (Gerard Butler), não é diferente. Ele sonha em matar um dragão e provar seu valor ao pai, apesar da descrença geral. Um dia, por acaso, ele acerta um dragão que jamais foi visto, chamado Fúria da Noite. Ao procurá-lo, no dia seguinte, Soluço não consegue matá-lo e acaba soltando-o. Só que ele perdeu parte da cauda e, com isso, não consegue mais voar. Soluço passa a trabalhar em um artefato que possa substituir a parte perdida e, aos poucos, se aproxima do dragão. Só que, paralelamente, Stoico autoriza que o filho participe do treino para dragões, cuja prova final é justamente matar um dos animais.

→ Roteiro, trilha sonora e animação perfeitos recheados de imagens belíssimas. Em uma cena o pai diz ao filho: “pare de tentar ser o que você não é”, que algo por si só já nós faz pensar. O filme nos ensina a não julgar pelas aparências, o poder da dedicação, escutar os instintos e o coração, acreditar na força da amizade e outros que você deve descobrir!

7 –  Meu malvado favorito

meu-malvado-favorito

A pirâmide de Gizé foi roubada, sendo substituída por uma imensa réplica a gás. O feito é considerado o roubo do século, o que mexe com o orgulho de Gru (Steve Carell). Desejando realizar algo ainda mais impressionante, ele planeja o roubo da Lua. Para tanto conta com a ajuda dos mínions, seres amarelados que trabalham como seus ajudantes, e do dr. Nefario (Russell Brand), um cientista. Só que para realizar o roubo terá que tomar de Vetor (Jason Segel), o ladrão da pirâmide, um raio que consegue diminuir o tamanho de tudo que atinge. Sem conseguir invadir a fortaleza de Vetor, Gru encontra o plano perfeito quando vê as três órfãs Margo (Miranda Cosgrove), Agnes (Elsie Fisher) e Edith (Dana Gaier) entrarem no local para vender biscoitos. Ele então vai ao orfanato e resolve adotá-las. Só não esperava que, aos poucos, fosse se afeiçoar às irmãs.

→ História simples, bons personagens e um roteiro muito bem elaborado. Gru quer roubar a lua para ficar no topo da maldade, o que certamente já nos dá a alusão da carência do personagem. O filme meu malvado favorito mostra a bondade que existe dentro de nós, a redenção de um vilão e poder que toda criança possui de transformar o mundo.

8 – A lenda dos guardiões

A lenda dos guardiões

Soren (Jim Sturgess) é uma corujinha fascinada pelas histórias épicas contadas pelo pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, míticos guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar a espécie de uma grande ameaça. Por outro lado, seu irmão Kludd (Ryan Kwanten) zomba dele e tem ciúmes, procurando sempre atrair a atenção do pai. Um dia os dois são capturados e caem nas mãos dos Puros, corujas do mal que querem dominar o Reino do Oeste e a Grande Árvore.

→ Histórias entre o bem e o mal nunca saem de moda. O filme traz também temas como rivalidade entre irmãos, inveja e maldade. Por esse motivo, acho interessante não apresentá-lo para crianças menores de 6 anos. A qualidade gráfica da animação também é perfeita e provavelmente os adultos ficaram ainda mais admirados do que os pequenos.

9 – Kung Fu Panda

Kung-fu-panda-

Po (Jack Black) é um urso panda desajeitado, que trabalha no restaurante de macarrão de sua família. Um dia ele é surpreendido ao saber que foi escolhido para cumprir uma antiga profecia, o que faz com que treine ao lado de seus ídolos no kung fu: os mestres Shifu (Dustin Hoffman), Garça (David Cross), Tigresa (Angelina Jolie), Louva-deus (Seth Rogen), Macaco (Jackie Chan) e Víbora (Lucy Liu). Quando o traiçoeiro leopardo da neve Tai Lung (Ian McShane) retorna, cabe a Po defender o Vale da Paz.

→ Um dos meus preferidos! O filme King Fu Panda nos motiva a acreditar no poder que existe em cada um de nós e quase um filme de auto-ajuda, que parece dizer nas entrelinhas: não desista! Além de ser belíssimo é também muito engraçado!

10 – A condenação

a condenação

Achou que eu fosse esquecer de vocês caros pais? Não dá para assistir somente animação, não é? Betty Anne (Hilary Swank) e Kenny (Sam Rockwell) são irmãos muito unidos desde a infância. Já adultos, Kenny passa a ser perseguido pela polícia local por já ter ficha suja. Desta forma sempre que há algum crime acontecendo na cidade ele é detido para averiguações, mesmo que não haja o menor indício de sua participação. A situação se complica quando ele é preso ao ser acusado de ter cometido o assassinato de uma jovem. O caso vai a tribunal e, com vários depoimentos contra si, Kenny é condenado à prisão perpétua. Betty Anne sempre acreditou em sua inocência e jamais se conformou com a sentença, buscando meios de recorrer. Sem dinheiro para pagar um advogado de renome, ela decide voltar a estudar para se formar em Direito. O projeto leva anos até ser concluído, de forma que possa assumir ela mesma a defesa do irmão em uma tentativa de recorrer da pena.

→ Filme maravilhoso, dá uma ‘cutucada’ na pena de morte com um roteiro muito bom. Mostra a força entre irmãos e como podemos repetir nossos comportamentos infantis mesmo depois que estamos adultos. É um pouco parado, não é um filme para quem quer algo empolgante. Baseado em fatos reais, A condenação nos faz refletir sobre o mundo que vivemos.

11- O destino de Jupiter

o destino de jupiter

Se você tiver essa disponibilidade de ir ao cinema, recomendo muito O destino de Júpiter disponível ainda em alguns cinemas. Jupiter Jones (Mila Kunis) é a descendente de uma linhagem que a coloca como a próxima ocupante do posto de Rainha do Universo. Sem saber disto, ela segue sua vida pacata trabalhando como empregada doméstica nos Estados Unidos, país onde vive após deixar a Rússia. Um dia, ela recebe a visita de Caine (Channing Tatum), um ex-militar alterado geneticamente que tem por missão protegê-la a todo custo e levá-la para assumir seu lugar de direito.

→ O roteiro não é muito bom e se perde muitas vezes, mas o filme compensa com imagens surpreendentes e uma dinâmica muito envolvente. As cenas possuem um apelo visual que prende a sua atenção. Precisa de mais? Sim, uma pitada de romance e aventura. Faz um questionamento sobre o capitalismo e sobre nossas prioridades. Acho que deveriam ter explorado muitos aspectos, mas quiseram deixar uma brecha para uma continuação. Por vezes vejo que essa busca tem comprometido muitos filmes atualmente.

Espero que tenham gostado! Todas as sinopses são do site Adoro Cinema, um site que sempre consulto quando quero saber sobre um filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>