Gâteau au yaourt – Bolo de iogurte

Gâteau au yaourt – Bolo de iogurte

Li essa receita no livro “Crianças francesas não fazem manha“¹ e achei ela muito interessante porque ela pode ser feita pelas próprias crianças. Basta um copo de iorgurte e utilizar ele como referência! As crianças vão amar!

Você vai precisar de:

  • 2 potes de 170g de iogurte natural (use o pote para medir os outros ingredientes)
  • 2 ovos
  • 2 potes de açúcar (ou apenas um se preferir menos doce)
  • 1 colher chá de baunilha
  • Um pouco menos de 1 pote de óleo vegetal
  • 4 potes de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher de sopa de fermento químico
  • Crème fraî che (creme de leite fresco) – opcional

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 190º.

Use óleo vegetal para untar uma forma redonda de bolo de 22cm ou uma forma de pão.

Misture delicadamente o iogurte, os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo. Em uma tigela separada misture a farinha e o fermento. Acrescente os ingredientes secos aos úmidos; misture com delicadeza até absorção completa (não misture demais). Você pode acrescentar 2 potes de frutas vermelhas congeladas, um pote de gotas de chocolate ou qualquer outro ingrediente para dar mais sabor. Asse por 35 minutos, podendo aumentar em mais 5 minutos se o bolo não passar no teste do palito seco. Ele deve ficar quase crocante na parte de fora, mas macio por dentro. Experimentar comer o bolo com uma colherada de creme de leite fresco se preferir!

* Eu não fiz a receita ainda, mas a página Gosto de quê? fez e a cara é ótima!


¹ Descrição

Uma jornalista americana vivendo em Paris resolve investigar quais são as diferenças na criação das crianças francesas que fazem com que elas pareçam tão mais calmas e educadas que as crianças americanas. Nos anos em que vive em Paris, Pamela engravida e passa a criar seus próprios filhos com algumas das premissas francesas de educação infantil. Ali, ela se percebe dividida entre seus próprios conceitos e aqueles adotados por essa nova cultura da qual ela e a família passam a fazer parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>