Lancheira saudável: 10 dicas para uma lanche saudável!

Volta às aulas: como montar a lancheira saudável?

 Por Flavia Araujo Alves

Nutricionista

Especialista em Nutrição Clínica

Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Mestranda em Ciências da Saúde, com ênfase em alergia alimentar pediátrica

Instagram: @nutri4kids

Olá, mamães!

Semana de volta às aulas e já bate uma dúvida: o que a criança deve levar de lanche para escola?

Pensando nisso, quero deixar aqui 10 dicas para a hora de preparar a lancheira.

  1. Para conservação adequada dos alimentos, o ideal é enviar o lanche em uma lancheira térmica. Afinal, moramos em um país tropical e o calor pode estragar os alimentos.
  2. Embale bem os alimentos! Pode utilizar papel laminado, plástico-filme PVC, saquinho próprio para alimentos (Evite quando a criança for muito pequena), mas o ideal mesmo é o plástico livre de Bisfenol-A porque não é tóxico, não quebra e ainda é reutilizável (Alô, natureza!).
  3. Dê preferencia por alimentos frescos, que são muito mais saudáveis que os industrializados. Mas a indústria alimentícia pode ser nossa aliada quando fazemos boas escolhas.
  4. Toda lancheira deve ter fruta! Pode ser a fruta ou fruta seca/desidratada ou o suco de fruta natural em garrafa térmica ou o suco industrializado saudável (lembram do post anterior?) ou barrinha de frutas.
  5. Toda lancheira deve ter um tipo de carboidrato! Pode ser biscoito, bolachas sem recheio, bolo sem recheio, cookies, pão, torrada, barrinha de cereal saudável, granola, flocos de milho sem açúcar, pipoca (Não vale a de microondas! Faça na panela com pouco óleo.). Enfim, prefira sempre opções integrais.
  6. Toda lancheira deve ter leite ou derivados! Você pode fazer uma vitamina com a porção de fruta da lancheira, iogurte, queijo, requeijão, cream cheese ou um patêzinho feito com creme de ricota ou queijo cottage para passar no pão. Prefira opções magras, mas não é necessário oferecer produtos light para as crianças (exceto quando indicado por um médico ou nutricionista).
  7. Variedade sempre! Sempre varie as opções de lanches, pois é muito comum que as crianças enjoem dos alimentos quando há monotonia alimentar.
  8. Seja criativo! Se seu filho(a) tem dificuldade para comer, aproveite as cores dos alimentos saudáveis e gaste um tempinho decorando a refeição para que seu lanche se torne mais interessante.
  9. Limpe a lancheira diariamente com uma esponja, água e detergente neutro. E, uma vez por semana, lave com água e utilize álcool para higienizar.
  10. Nada de alimentos ricos em açúcares, gorduras e/ou sódio, como bolachas recheadas, salgadinhos industrializados de pacotinho, bebidas lácteas cheias de açúcar, achocolatados prontos, salgadinhos fritos, salame, salsicha, presunto, mortadela, embutidos em geral, chocolates, balas, pirulitos, refrigerante e outras guloseimas.

Olha só estas opções interessantes que encontrei no Pinterest!

lancheira

Beijos nutritivos,

Flavia Araujo Alves

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