Papinha: receita simples e nutritiva para a introdução alimentar

Papinha da Bebela

Depois de experimentar um alimento por vez, com disse no post que falo sobre Introdução Alimentar, já posso começar com papinhas mais elaboradas!

Você vai precisar de:

  • Azeite de oliva;
  • Cenoura picadinha;
  • Batata picadinha;
  • Brócolis;
  • Carne bovina magra;
  • Sal a gosto (não o seu gosto, o do bebê!);
  • Um bebê que fica no carrinho enquanto você faz a papinha (importante).

→ Raspe a cenoura e pique em pequenos pedaços, se você picar grande é provável que não fique cozido no centro e dificulta na hora de amassar.

→ Molhe o fundo da panela com um fio de azeite. Não utilize óleo, o azeite de oliva é excelente fonte nutricional. Veja o que diz o site Minha Vida :

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, um tipo de gordura que é benéfico à saúde do organismo. Elas são um nutriente importante por não atuarem na elevação do colesterol mau, LDL, e contribuírem para melhorar os níveis circulantes do colesterol bom, HDL. Esta gordura também tem efeito anti-inflamatório, que pode evitar problemas no cérebro, entre muitos outros benefícios.

O óleo também é cheio de vitamina E que tem um efeito antioxidante que inibe a síntese do colesterol ruim e evita a oxidação celular, contribuindo para maior sobrevida de células saudáveis no organismo. O azeite também carrega uma série de compostos antioxidantes, como os polifenois, no entanto a versão extravirgem é a mais rica nessas substâncias, porém os outros tipos também possuem boas quantidades.

 A vitamina K é outro nutriente que ganha muito destaque no azeite tanto que em uma porção de azeite (30 gramas), é possível consumir 129% da dose recomendada da vitamina por dia. Esse nutriente é fundamental para manter os ossos saudáveis e também atua no processo de coagulação sanguínea.

Entretanto, tenha alguns cuidados na hora de comprar o azeite. Prefira os que estão mais escondidos, já que assim ele não estará exposto aos raios solares e as chances de estar oxidado diminuem consideravelmente. Dê preferência também às embalagens de vidro. Existem três tipos de azeite de oliva: azeite extravirgem, azeite virgem e azeite virgem corrente. O azeite extravirgem é a opção mais saudável.

→ Refogue a cenoura junto com uma carne magra. Exemplos de carnes magras: Lagarto, Filé mignon, Coxão duro, Coxão mole, Patinho, Alcatra, Maminha de alcatra e Músculo. Refogue, acrescente água filtrada e uma pitada de sal. Coloco esses ingredientes antes porque eles demoram mais para cozinhar.

→ Depois que estão previamente cozidos, acrescento a batata e o brócolis.

→ Depois de todos os alimentos cozidos, retire o brócolis e a carne, eles não serão utilizados na papinha por enquanto.

→ Amasse com um garfo e passe na peneira (aos poucos é interessante deixar de passar na peneira para estimular o bebê).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>