Prato saudável: Dicas de como montar um!

O que tem no prato saudável?

Por

Flavia Araujo Alves

Nutricionista

Especialista em Nutrição Clínica

Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Mestra em Ciências da Saúde, com ênfase em alergia alimentar pediátrica

Instagram: @nutri4kids

Olá, mamães!

O carnaval já passou e agora 2015 começa oficialmente.

O que acha de colocar em prática aquela promessa de alimentação mais saudável?

Por isso, escolhi escrever hoje sobre como montar o prato saudável. O legal dessa dica é que serve para família inteira, sendo necessário somente adequar o tamanho das porções.

Então, vamos lá!

prato saudável

  1. Metade do prato deve ser preenchido por verduras e legumes. O ideal é que tenha, no mínimo, 3 cores diferentes. A outra metade será dividida em carboidratos e proteínas.
  2. Aproximadamente ¼ do prato deve conter alimentos fontes de proteína: carnes, frango, peixe, ovo, feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha. Sempre coloque uma proteína de origem animal por ter todos aminoácidos essenciais, ser rica em ferro e zinco.
  3. O outro ¼ deve ser preenchido por alimentos fontes de carboidratos: arroz, massas, farinhas, batata, mandioca, inhame, cará, milho. Prefira sempre carboidratos integrais.
  4. Uma porção pequena de fruta de sobremesa para ajudar na absorção do ferro de origem vegetal.

Beijos nutritivos,

Flávia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>