Projeção dos sonhos dos pais em seus filhos

Você sabe o que é projeção?

Nunca me vi em seus traços, em seus gestos, tampouco em seu comportamento. Ela gosta de barulho, eu prefiro o silêncio. Ela não gosta de ficar sozinha, eu sou o avesso da multidão. Ela nasceu despachada, eu sempre fui mais na minha.
Ela não tem nada de mim, mas isso nunca foi uma preocupação. Eu a amaria com qualquer rosto, com qualquer jeito. Ela me completa. Meu vínculo com ela foi formado desde o momento em que vi a palavra positivo em um pedaço de papel. Mesmo quando não tinha nem mesmo um rosto para ligar aos meus pensamentos. E eu nunca, jamais, vou querer que ela seja eu. Como sempre digo, para mim, a principal característica do amor verdadeiro é o respeito ao que é diferente de você. Amar um espelho, nunca foi minha pretensão.

Essa breve introdução, foi necessária para falar de algo muito sério: Projeção.

Muitos pais veem em seus filhos a chance de realizar seus sonhos frustrados, e acabam inconscientes (ou não), tentando mudar sua personalidade para ir de acordo com o que eles consideram correto. Isso é muito perigoso. Projetar sonhos pessoais nos filhos é um caminho certo para o sofrimento de ambas as partes. É preciso estar atento e se lembrar sempre que nossos filhos são seres únicos, e não uma extensão de nós.

É fácil identificar a projeção dos pais nos filhos: uma mulher que sonhava em ser bailarina e não pôde, insiste para que a criança não falte as aulas de dança, quando o que ela queria mesmo era ser pintora. Um pai que queria ser médico, mas não tinha condições para estudar medicina, força a escolha profissional do filho. Certamente você conhece uma família assim.
Inúmeras vezes os filhos cedem, mas na vida adulta, com a maturidade, percebem o que aconteceu e se revoltam contra a família.
Não caia nesse erro. A maioria dos pais que fazem isso, quando crianças e adolescentes também foram pressionados pelos pais de alguma maneira. Não repita o ciclo, deixe seu filho ser quem ele quiser ser. Exercemos muito poder sobre nossas crianças e de forma manipuladora podemos conduzir a um caminho que só trará tristeza futura. Saiba apreciar os pontos fortes, defeitos todos temos. Seu papel como pai ou mãe é identificar e ajudar seus filhos a encontrar algo que trará felicidade em sua vida como um todo. Mais do que um papel, encare isso como uma missão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>