Qual é a hora certa para ter filhos?

Qual é a hora certa de ter filhos? Não existe hora certa.

Se você for pensar por dois segundos, possivelmente sempre terá algo que você vai querer fazer primeiro antes de pensar em herdeiros.

Algumas pessoas podem te responder que a hora certa para ter filhos é quando você estiver casada, porque assim você se sentirá mais segura. Mas já vi muitos casamentos sólidos se desmoronarem de um dia para outro. Além disso, pós parto é sempre um período tenso entre os casais.

Outras pessoas podem citar emprego, carreira… Dizem que antes de ter filhos o melhor é chegar no topo da sua profissão. Mas isso não serve de parâmetro, porque muitas mães abandonam sua vida profissional para passar mais tempo com os filhos.

Já vi também inúmeras pessoas passando anos analisando as finanças para concluírem que no final, as crianças precisam de pouco. Nós é que insistirmos em dar mais do que precisam para tentar suprir nossas próprias necessidades.

O que quero dizer com tudo isso, é que só você poderá encontrar sua resposta. Não procure em alguém ou em alguma coisa. Você precisa olhar para você. Você está disposta a receber e doar o maior amor do mundo, mas em contrapartida passar noites sem dormir seja porque o bebê não dorme ou por preocupação? Está disposta a dizer um até logo para a vaidade, já que maquiagem e salto alto ficarão inevitavelmente em segundo plano? Está disposta a beijar um pezinho gordinho que parece uma bisnaguinha, mas olhar para o chão e ver seu pé mais gordinho ainda? Está disposta a ter um melhor amigo/amiga que te chama de mãe, mas também ver seus amigos se afastarem de você? Está disposta a sentir a maior dor e o melhor amor que já falaram e que você conhece só de ouvir dizer?

Sabe, é bem assim. Eu não posso te dizer que na minha vida de mãe tudo são flores. Mas afirmo com toda certeza que nem por um milésimo de segundo eu me arrependi. Foi a melhor decisão que tive e minhas filhas são a melhor parte de mim. Mas não, não é fácil!

O que você deve ter em mente é que cada escolha na vida sempre implica em uma renúncia. Você precisa pesar e descobrir se vale a pena renunciar ao que vive agora e ganhar outras cores na vida. Se você não quer um pouco de cor, e um pouco de bagunça, é melhor não ter filhos. Mas se você está cansada do cinza, de tudo sempre arrumado, já é um grande passo para a maternidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>