Segundo filho: acredite, é tudo muito mais fácil!

“Olha, fica tranquila, que com o segundo filho tudo é mais fácil!”

Sempre me diziam que eu iria me surpreender com o segundo fiho, eu confesso que escutava meio desacreditada.
Mas a verdade é que estamos muito mais confiantes como mãe, e a criança sente isso. Trocar fralda, dar banho, são tarefas que com o primeiro filho exigem uma certa concentração. Com o segundo, podemos fazer com os olhos fechados! Melhor ainda quando a diferença é pequena entre eles!

Já não vemos mais o segundo filho como um cristal, e pegar no colo é tão fácil quanto trocar de roupa. Ah, trocar de roupa! Lembro da dificuldade que trocava a roupa da Valentina! Com a Isabela em 2 minutos já está com fralda, roupa, faixa de cabelo e sapatinho! Tudo pronto!! Para sair de casa quando a Valentina era bebê, uma hora era pouco para arrumar somente ela. Hoje com uma hora dou banho nas duas, tomo banho e me arrumo! (E faço maquiagem sempre! mentira, quase sempre)

Valentina dorme super mal! Aos seus 2 anos e 7 meses nunca passa uma noite sem acordar uma única vez! Isabela com 3 meses dorme a noite toda. Raramente acorda uma única vez. Claro, um pouco disso é próprio do temperamento delas. Mas uma parte considerável é minha responsabilidade.

Valentina teve uma icterícia séria com 1 semana de vida, o pediatra dela na época me chamou atenção por não ter reparado e disse que ela estava passando fome! Sofri muito com essa frase, e até hoje me emociono ao lembrar. Eu tenho hiperlactação e ela não conseguia mamar o suficiente, engasgava. Naquele dia, eu lembro que senti muito forte o peso da maternidade. Senti o quanto eu era responsável por ela. Desde então, ela não podia suspirar que eu já a pegava nos braços e a colocava para mamar! Resultado, ela sempre dormia mamando e sempre mamava mais do que deveria. Vomitava muito, era um caos!

Com o segundo filho é diferente. Uma relação muito mais madura! Eu estava muito mais consciente do meu papel como mãe. A amamentação foi muito mais tranquila! Ela já nasceu sabendo mamar e eu já sabia amamentar.

Eu nunca deixei nenhuma das duas chorando! Tenho um posicionamento muito firme sobre isso. Mas se com a Valentina um suspiro mais alto me fazia pular, com a Isabela sempre espero pra ver se é só um resmungo natural, e quase sempre é, e ela volta a dormir rapidamente. Muitas vezes tenho que fazer ela dormir em meio ao caos de uma sala com gritaria e desenho animado. Diversas vezes ela está quase dormindo no meu colo e tenho que colocá-la no berço pra levar a Valentina ao banheiro. Por esses motivos ela aprendeu a dormir sem ser ninada.

Eu morria de medo de dormir com a Valentina na mesma cama que eu, isso só foi acontecer quando ela tinha mais que um ano. Isabela dorme comigo e eu não tenho nenhum temor! Sem stress! Valentina não era acostumada com tumulto, tinha uma rotina bem estabelecida e vivia em uma casa silenciosa. Isabela nasceu no tumulto! É obrigada a conviver com gritos e risadas estrondosas! Diariamente aprende a lidar com os carinhos exagerados da irmã!

Agora eu constato o óbvio! Com o segundo filho é mais fácil sim! Mas só percebi isso agora, depois de três meses sendo mãe de duas. Se você tem um recém nascido e um filho mais velho e está lendo esse texto agora, achar um absurdo isso que estou escrevendo! Mas depois, de alguns meses, te garanto, vai concordar comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>