Segundo mês da Isabela: meu mundo em um sorriso

Segundo mês que o mundo ficou mais belo!!

Antes de engravidar da Isabela pensei que minha vida pessoal estava completa. Ponderei mil vezes a hora certa e se deveria mesmo ter outro filho. Tive muitos medos. Medo de ser muito difícil, medo de não amar igual, medo de mudar a rotina da Valentina… Todos os meus medos tinham fundamento e estavam corretos.

Foi muito difícil no início sim! Não minto sobre isso. Valentina entrou de férias, teve otite, Isabela ficava a noite toda acordada, marido ficou de cama com dengue e eu achei que não fosse conseguir. Mas consegui.
A rotina da Valentina mudou sim, ela teve que aprender a dividir a mãe, teve que aprender a esperar e a se acalmar. Foi difícil pra mim, mas foi bom pra ela. Não ter nunca que dividir e a esperar não é bom pra ninguém e nada melhor do que a chegada de uma irmã para ensinar.

Pra finalizar meus medos, concluo que o amor realmente não é igual. Não na intensidade, nenhum é mais forte; ou mais valioso. Falo de suas peculiaridades, de suas cores. Não amo a Isabela menos do que amo a Valentina. Mas tenho uma história própria com a Isabela, não tenho que medir amores. Amo a Isabela com todo o meu ser, e a Valentina também. Não se pode amar pessoas de forma igual, simplesmente porque ninguém é igual. Quero que essa parte fique muito clara, porque sei que esse é um temor velado de muitas mães grávidas e que não falam isso pra ninguém. O coração de uma mãe não obedece padrões lógicos e matemáticos, ele supera qualquer realidade que você conhece. Não tente entender, só abra seu coração e deixe o amor entrar.

Isabela nesse segundo mês já demonstra um pouco sua personalidade. É calma, fica por bastante tempo tranquila observando o ambiente sem precisar ser pega no colo. Não mama mais do que precisa e por isso raramente dorme mamando, nem é de golfar. Parece estar aprendendo gostar de dormir e dorme sozinha onde estiver. Tem crises de choro muito fortes no final do dia quando está cansada, mas passa logo quando fica em condições propícias para dormir. Não gosta de tumulto e muitas vezes percebo que fica irritada com os abraços/beijos/carinhos exagerados da irmã. Sorri bastante, toma banho tranquila e não chora pra trocar fralda. É muito observadora, presta atenção quando falamos com ela e tenta arquear o corpo tentando se aproximar. Quando acorda, sem ainda me ver, escuta minha voz e sorri… (Pausa para suspiro) Dá muitas gargalhadas dormindo.

Diferente do primeiro mês, no segundo mês Isabela já interage com a irmã. Hoje sorriu bastante para ela e isso a deixou imensamente feliz. Começou a “conversar” bastante e já solta alguns gritinhos. Percebo que seu pescocinho já está bem firme e escolhe posições que quer ficar. Está virando uma bolotinha e consegue perder um macacão por hora. Está vestindo roupas de 6 meses e algumas de 9 já servem! É encantadora, com toda a leveza que essa palavra possui. Isabela me mostrou que o que já era bom poderia ficar muito melhor e que realmente melhor que ter um filho é ter dois filhos!

Nesse segundo mês, posso afirmar que a mamãe aqui está curtindo muito ser mãe de duas!! Ambas as filhas estão em fases deliciosas, cada qual a seu modo. Está sabendo administrar melhor o tempo e começou a introduzir uma rotina na nova dinâmica familiar. Aprendeu a pedir ajuda e está aceitando, com muita dificuldade ainda, que não é a mulher maravilha. Comprou roupas novas e se sentiu linda de novo, mas não está nada satisfeita com a nova barriga que teima em não sumir. Está se sentindo mais calma, serena, sente que o turbilhão de hormônios se amenizou. Se sente cheia, completa e a cada dia que passa percebe como foi acertada a decisão de não prolongar a chegada da segunda filha. Entendeu que existem dias fáceis e outros realmente difíceis, mas que é assim em qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>