Só um pouquinho pode?

Só um pouquinho pode?

Por

Flavia Araujo Alves

Nutricionista

Especialista em Nutrição Clínica

Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Mestra em Ciências da Saúde, com ênfase em alergia alimentar pediátrica

Instagram: @nutri4kids

Olá, mamães!

No post anterior, ensinei a desvendar o que está escrito nas entrelinhas da embalagem dos produtos industrializados, não é mesmo?

Hoje, gostaria de propor uma reflexão: Muitas vezes na correria do dia-a-dia liberamos um consumo de um alimento que sabemos que não é tão saudável aqui, outro ali. E quando percebemos, já estamos consumindo com frequência.

Um vídeo amplamente divulgado na internet chamado “Muito além do peso” nos ajuda a refletir a respeito de alguns alimentos.

Refri

Dois litros de refrigerante apresentam 270g de açúcar. Mas, você toma só um copo por dia, certo? Então, ao final do mês, você consumiu 810g de açúcar.

Achocolatado

No lanche da escola do seu filho, você manda o achocolatado de caixinha porque é mais prático? Considerando 20 dias letivos, em um mês, a criança consumiu 580g de açúcar proveniente SOMENTE do achocolatado.

Bolacha recheada

Quantas vezes seu filho sentou em frente à televisão com um pacote de bolacha recheada e quando você se deu conta, o pacote tinha acabado? Ahh, isso só acontece no final de semana? Então, pensando que são quatro pacotes de bolacha recheada ao mês, o saldo será de 120g de gordura e 200g de açúcar.

Suco caixinha

Na sua casa só se consome suco de caixinha porque é mais prático? E cada um só toma um copo por dia? Ao final do mês, o consumo individual de açúcar proveniente do suco de caixinha será de 870g de açúcar.

Foram supostas situações aceitáveis e que podem acontecer no dia-a-dia, ainda mais com a correria da rotina e com a praticidade que esses produtos oferecem. Mas vamos pensar que tudo isso aconteça com a mesma pessoa, o saldo mensal do consumo de açúcar será de 2,460 Kg.

Depois dessas reflexões, pergunto: E aí, só um pouquinho pode?

Beijos nutritivos,

Flavia Araujo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>